Um blog que tem como objetivo falar sobre as dificuldades enfrentadas por mim. Também falarei da minha vida, do meu cotidiano, das minhas conquistas, dos meus fracassos. Postarei textos, letras de músicas, artigos, enfim, tudo o que me chame a atenção. Um blog que tem o intuito de se expressar neste mundo virtual que nos cerca. Um blog feito para você entrar, visitar, e sobretudo comentar. Um blog que te fará aprender, e se reconhecer através do que será postado aqui.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Mais um capítulo do meu curso, finalmente, contrato assinado!
Ois gente! Hoje eu vim contar sobre os últimos acontecimentos, falando do curso que eu vou fazer.
Abril já chegou, e com ele minha espera vem diminuindo. Não vejo a hora de começar o curso logo.
Será que eu vou gostar?
Como vai ser?
É impossível deixar de fazer estas perguntas.
Por enquanto, eu só posso ficar ansiosa, e aguardar pelo tão esperado dia 14.
Ontem eu fui lá na Fortes, e assinei o meu contrato, Nossa, eram muitas folhas, cansei até.
Deu pra conversar um pouco com a Mayara, que também é deficiente. Ela tem um problema na mão direita.
Daí temos uma reunião na terça, às 19:00 mo Senai, e na quarta e quinta, são os dias da matrícula. E finalmente, dia 14 é o início das aulas, das 7:30, às 11:30.
Não vejo a hora deste dia chegar. Quero começar este curso, trilhar novos caminhos, quero fazer coisas novas, enfim, este ano quero dar uma guinada na minha vida. Eu preciso disso.
Deus, obrigada por me dar esta bênção! Obrigada por tudo!
Qualquer novidade, volto aqui!
quinta-feira, 27 de março de 2014
O dia do surdo! - Um artigo para o nosso aprendizado.
Ois gente! Hoje é o dia do portador de deficiência auditiva, popularmente conhecido como surdo.
Por isso, vim hoje postar, um artigo que fala à respeito desta deficiência, e postarei outro falando sobre a LIBRAS, (Língua Brasileira de Sinais).
Espero que vocês gostem, e que a partir destes artigos, conheçam mais sobre esta deficiência que até os dias de hoje, vive um preconceito gigantesco.
Beijos, e parabéns aos surdos, estes lutadores, guerreiros.:
Deficiência auditiva (também conhecida como hipoacusia ou surdez ) é a
perda parcial ou total de audição . Pode ser de nascença ou causada
posteriormente por doenças .
No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum
tipo de déficit de inteligência. Entretanto, com a inclusão dos surdos
no processo educativo , compreendeu-se que eles, em sua maioria, não
tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos
poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de
comunicação entre surdos e ouvintes . Porém, o desenvolvimento das
diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais
permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.
Atualmente, a educação inclusiva é uma realidade em muitos países. Fato
ressaltado na Declaração de Salamanca que culminou com uma nova
tendência educacional e social.
Perda Auditiva e Hipoacusia.
Os conceitos gerais sobre surdez, classificações, técnicas e métodos de
avaliação da perda auditiva, características dos diversos tipos de
surdez, etc., são fundamentais para compreender as implicações da
deficiência auditiva.
O deficiente auditivo é classificado como surdo , quando sua audição não
é funcional na vida comum e hipoacústico aquele cuja audição, ainda que
deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva . A deficiência
auditiva pode ser de origem congênita, causada por viroses materna
doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez ou adquirida, causada
por ingestão de remédios que lesam o nervo auditivo, exposição a sons
impactantes, viroses , predisposição genética , meningite , etc.
As hipoacústicas classificam-se em função do grau da perda auditiva, sua
ordem e localização. Quando a lesão se localiza no ouvido externo ou no
médio é denominada como deficiência de transmissão ou deficiência mista
dependendo da intensidade da lesão. Quando se origina no ouvido e no
nervo auditivo é dita deficiência interna ou sensorioneural (estágio
mais agudo da deficiência).
Mas o conceito de perda auditiva nem sempre é suficientemente claro para
a pessoa que se depara pela primeira vez com o problema da surdez.O grau
de perda auditiva é calculado em função da intensidade necessária para
amplificar um som de modo a que seja percebido pela pessoa surda. Esta
amplificação mede-se habitualmente em decibéis, como já descrito
anteriormente.
Para o caso do ouvido humano, a intensidade padrão ou de referência
correspondem à mínima potência de som que pode ser distinguida do
silêncio , sendo essa intensidade tomada como 0 dB. Uma pessoa com
audição normal pode captar como limiar inferior, desde -10 dB até + 10
dB. Verifica-se essa progressão se dá de forma exponencial ou seja
multiplicando-a por dez. Logo, pressupõem-se que 10 dB tenha uma
intensidade dez vezes superior a 0 dB e 30 dB são de uma intensidade cem
vezes superior a 10 dB.
Dessa forma entende-se melhor a grande diferença entre uma pessoa com
uma perda de 60 dB, que consideramos hipoacústico , e outro com 100 dB
de perda. Tendo em vista que 60 dB é mais ou menos a intensidade de um
grito a 1,5 m de distância. Portanto, compreendemos que a diferença
entre uma perda de 60 dB e 100 dB.Á última sendo considerada bem mais
difícil, para o prognóstico de reabilitação.
Contudo a medida da perda auditiva não é suficiente para medir o real
problema de audição que uma pessoa apresenta. Faz-se necessário mensurar
também qual o espectro de freqüência que está afetado pela surdez.
Considera-se que as perdas auditivas nas freqüências baixas são mais
prejudiciais do que as perdas nas freqüências altas. "Para
compreendermos a causa disto teremos de analisar a relação entre a
freqüência de um som e o tom com que este som se percebe". (CRYSTAL,
1983).
A freqüência de um som é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz). O
ouvido humano percebe sons nas freqüências entre 20 Hz e 20.000 Hz.
Entretanto a resposta perceptiva ao estímulo sonoro é denominada tom.
Porém não há uma relação entre a escala de tons e a escala de
freqüências. Mas, podemos tomar como parâmetros a escala de tons. Onde
se compara o tom de uma nota musical a exemplo a nota "lá" que poderá
apresentar um grau de entonação inferior ou superior dentro da mesma
nota "lá".
Essa variação denomina-se uma oitava. "Ora bem, percebe-se como uma
oitava superior a um tom dado, o som, em termos físicos, dobra a
freqüência do primeiro. Desta forma, embora entre 2000 Hz e 4000 Hz haja
uma distância física de freqüência menos do que entre 100Hz e 2000Hz,
porém à distância perceptiva de tons é muito maior". (FRY et. al.,
1982).
Comparando esses valores percebemos que entre 2000 Hz e 100 Hz há mais
de quatro oitavas, porque de 2000 Hz para 1000 Hz há uma oitava, ou
seja, a metade da sua freqüência. Por tanto de 2000 Hz para 1000 Hz há
uma oitava, de 1000 Hz para 500 Hz também há uma oitava, de 500 Hz a
250 Hz há outra e de 250 Hz a 125 Hz há outra. Entendemos agora por que
as perdas auditivas nas freqüências baixas são de muito pior prognóstico
do que as perdas nas altas freqüências.
Para um diagnóstico correto de uma surdez é preciso fazer uma exploração
audiométrica do grau de perda por relação com um espectro de freqüência
que vá pelo menos de 125 Hz a 4000 Hz, já que são estas as freqüências
mais utilizadas na fala humana.(CASANOVA, 1988).
Outro problema que deve ser levado em consideração e a relação entre o
limiar auditivo e o limiar doloroso, de forma, a saber, qual o tipo de
resíduo auditivo que poderá ser aproveitado para a reabilitação
indivíduo surdo. O limiar auditivo corresponde ao nível de intensidade
necessário para que a pessoa surda perceba o som e este limiar pode ser
diferente em cada freqüência. O limiar doloroso é o ponto em que a
intensidade sonora produz dor à pessoa. A distância que vai do limiar
auditivo ao limiar de dor é o que se chama de resíduo auditivo
utilizável.
O professor pode suspeitar de casos de deficiência auditiva entre seus
alunos quando observar os seguintes sintomas: Excessiva distração;
freqüentes dores de ouvido ou ouvido purgante; dificuldade de
compreensão; intensidade da voz, inadequada para a situação, muito alta
ou baixa ou quando a pronúncia dos sons é incorreta.
Patologias do Ouvido.
A deficiência auditiva pode ser classificada como: deficiência de
transmissão – quando o problema se localiza no ouvido externo ou no
ouvido médio; deficiência mista – quando o problema se localiza no
ouvido médio. E deficiência interna ou sensorioneural – quando se
origina no ouvido interno e no nervo auditivo.
As principais patologias do ouvido humano são: as ligadas à membrana
timpânica, a deficiência de transmissão sonora no sistema
tímpano-ossicular, a rigidez nos ligamentos de suporte ossicular, a
timpanoesclerose, a fixação do martelo, a ausência no reflexo
estapediano, a paralisia do nervo do músculo estribo, a complacência da
membrana timpânica ou a sua rigidez, a lesão retrocloclear e a surdez
psicogênica que é um dos distúrbios psicogênicos.
A impedância acústica do ouvido médio é um tipo comum de patologia. Pode
ser definida como a resistência que a mesma oferece à energia sonora que
penetra no conduto auditivo externo. E há ainda as patologias ligadas a
Trompa de Eustáquio apresentando-se ou muito aberta ou obstruída e
causando sintomas como autofonia e a percepção sonora da respiração pelo
indivíduo.
Classificações.
Classificação por origem da surdez.
* Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade
adulta;
* E aqueles cuja surdez é um traço fisiológico distintivo, não
implicando, necessariamente, em deficiência neurológica ou mental; este
é o caso da maioria dos surdos congênitos.
Classificação por forma de comunicação.
* Surdos oralizados : aqueles que se comunicam utilizando a língua
oral e/ou escrita.
* Surdos sinalizados : aqueles que se comunicam utilizando alguma
forma de linguagem gestual.
* Surdos bilíngues : aqueles que utilizam ambas as formas de
comunicação.
Etiologia da surdez.
As causas da surdez podem ser divididas em: pré-natais, peri-natais e pós
natais. As causas pré-natais são:
* Hereditárias (A deficiência auditiva pode ser transmitida
geneticamente de geração em geração, particularmente quando existem
casos de surdez na família);
. Doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez , tais como:
- Rubéola ;
- Sífilis ;
- Toxoplasmose ;
- Citomegalovirus ;
- Herpes ;
- Intoxicações intra-uterinas;
- Agentes Físicos (como, por exemplo, os raio-X );
- Alterações Endócrinas ( Diabetes ou Tiróide );
- Carências Alimentares.
As causas peri-natais podem ser:
* Traumatismos Obstétricos;
* Anóxia .
As causas pós-natais podem ser:
* Doenças infecciosas;
* Bacterianas (ex.: meningites , otites , inflamações agudas ou
crónicas das fossas nasais e da naso-faringe);
* Virais;
* Intoxicações;
* Trauma Acústico.
A língua brasileira de sinais ( LIBRAS ) é a língua de sinais PB (língua
gestual PE ) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos
brasileiros 1 e reconhecida pela Lei. 2 3 É derivada tanto de uma língua
de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa ; por isso, é
semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América . A LIBRAS
não é a simples gestualização da língua portuguesa , e sim uma língua à
parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de
sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP) .
Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é
composta por níveis linguísticos como: fonologia , morfologia , sintaxe
e semântica . Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem
palavras , nas línguas de sinais também existem itens lexicais , que
recebem o nome de sinais . A diferença é sua modalidade de articulação,
a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo,
para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É
necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases,
estabelecendo comunicação. Os sinais surgem da combinação de
configurações de mão , movimentos e de pontos de articulação — locais
no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos
compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta
como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos
de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua,
também na libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter
atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.
Breve histórico da língua brasileira de sinais.
O Instituto dos Surdos-Mudos, hoje, Instituto Nacional da Educação de
Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em
1857. Foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais
brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu
a língua brasileira de sinais (Libras)
Por ser a única instituição para surdos no país e no continente, o INES
foi muito procurado por brasileiros e estrangeiros, virando referencia
na educação, socialização e profissionalização de surdos.
No entanto, em 1880, houve em Milão um Congresso que proibiu a língua de
sinais (gestual), achou-se por melhor adotar a oralização julgando que
esta seria de melhor valia para a educação e o aprendizado dos surdos.
Muitos surdos e professores criticaram tal ação, pois legitimavam a
comunicação sinalizada.
Através de diversos movimentos e muita pesquisa na área, foi legitimada
como Língua a comunicação gestual entre surdos. Foi apenas no fim do
século XX que os movimentos se intensificaram querendo a oficialização
da língua brasileira de sinais (LIBRAS), em 1993 o projeto de lei entrou
na longa batalha para a regulamentação da Libras no país.
Apenas no ano de 2002 a língua brasileira de sinais foi oficialmente
reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da
Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Mesmo com um andamento lento o
progresso para a cultura Surda acontece. O século XXI começou e fez a
LIBRAS realmente avançar.
Em 2005, através do decreto 5.626 a língua brasileira de sinais foi
regulamentada como disciplina curricular. Já em 2007, a estrutura de
língua foi aplicada a Libras, já que ela é uma língua natural e possui
complexidades próprias e comunicação eficaz. Em 2010 foi regulamentada a
profissão de Tradutor\ Interprete de Libras, simbolizando mais uma
grande conquista.
É dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas
escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão
educacional.
Legalidade da LIBRAS.
Estão garantidas no Brasil, por parte do poder público em geral e
empresas concessionárias de serviços públicos, formas
institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua brasileira de
sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das
comunidades surdas do Brasil. De acordo com as normas legais em vigor no
País, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços
públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento
adequado aos portadores de deficiência auditiva.
O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais,
municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da
Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de Educação Especial,
de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior. O
governo do estado brasileiro de São Paulo produziu um dicionário voltado
para os surdos, elaborado com o intuito de diminuir ao máximo a exclusão
digital. Produzido em CD-ROM, o dicionário tem 43 606 verbetes, 3 000
vídeos, 4 500 sinônimos e cerca de 3 500 imagens.
Convenções para a transcrição.
A Libras, como as outras línguas de sinais, não tem um sistema de
escrita largamente adotado, embora existam algumas propostas, como a
SignWriting , que estão sendo usadas em algumas escolas e publicações.
Na falta de uma escrita própria, a Libras tem sido transcrita usando
palavras em português que correspondam ao significado dos sinais. Para
designar que a palavra em português indica um sinal, é grafada
convencionalmente em letras maiúsculas. Por exemplo: LUA, BOLO.
quarta-feira, 26 de março de 2014
Síndrome de Patau, Vamos aprender?
Ois galera! Olha eu aqui de novo! Agora vou postar para vocês, algumas coisas sobre a Síndrome de Patau, um tema pouco conhecido, mas que existe, e não pode ser deixado de lado.
Descobri sobre esta Síndrome lendo um livro espírita, chamado "Mais Forte do Que Nunca", Eliana Machado Coelho. Um dos personagens, apresenta esta Síndrome, por isto, me achei no dever de divulgar algumas informações sobre o assunto em questão. O artigo é pequeno, mas bem esclarecedor. Espero que gostem!
Beijos!
A síndrome de Patau é uma anomalia cromossômica causada pela trissomia
do cromossomo 13
Foi descoberta em 1960 por Klaus Patau observando um caso de
malformações múltiplas em um neonato, sendo trissômico para o cromossomo
13.
A Síndrome de Patau também é conhecida pelo nome de Síndrome
Bartholin-Patau , já que o dinamarquês Thomas Bartholin descreveu em
1656 o quadro clínico de crianças apresentando tal deficiência.
Tem como principal causa a não disjunção dos cromossomos durante a
anáfase 1 da meiose , gerando gametas com 24 cromátides. Neste caso, o
gameta possui um par de cromossomos 13, que juntando com o cromossomo 13
do gameta do parceiro forma um ovo com trissomia.
Cerca de 20% dos casos resultam de uma translocação não balanceada .
Ocorre na maioria das vezes com mulheres com idade avançada 35 anos
acima.
O fenótipo inclui malformações graves do sistema nervoso central como
arrinencefalia. Um retardamento mental acentuado está presente. Em geral
há defeitos cardíacos congênitos e defeitos urogenitais incluindo
criptorquidia nos meninos, útero bicornado e ovários hipoplásticos nas
meninas gerando inviabilidade, e rins policísticos . Com frequência
encontram-se fendas labial e palato fendido, os punhos cerrados e as
plantas arqueadas. A fronte é oblíqua, há hipertelorismo ocular e
microftalmia bilateral, podendo chegar a anoftalmia, coloboma da íris,
olhos são pequenos extremamente afastados ou ausentes. As orelhas são
malformadas e baixamente implantadas. As mãos e pés podem mostrar sexto
dedo ( polidactilia ) e/ou o quinto dedo sobrepondo-se ao terceiro e
quarto, como na Síndrome de Edwards (trissomia do 18).
A expectativa de vida é muito curta (cerca de seis meses), porém existem
casos na literatura médica de sobrevida maior que dez anos.
Características.
* Má formação do coração da criança (defeitos septais, dextrocardia
e valvas semilunares bicúspides);
* Retardo mental;
* Palato fendido
A net voltou! A colação de grau, finalmente, é em Abril! De celular novo!
Ois galera! Esse post vai ser super leve, super feliz. Tenho uma notícia maravilhosa pra contar a vocês, mas antes, contarei algumas coisas que aconteceram por aqui:
1. A Mayara da Fortes me ligou há duas semanas atrás, e disse que o curso começa dia 14 de Abril. Fiquei super feliz com a notícia, pois não vejo a hora de fazê-lo logo! Estou mega ansiosa! Parecendo criança que espera pelo Natal!
2. Quinta-feira da semana passada, foi a Colação de grau do Carlos. É claro que eu estava lá, vibrei e me emocionei muito, pois eu acompanhei toda a luta dele para cursar este curso, e ele ainda vai ficar lá até Setembro, por causa do acidente que ele sofreu ano passado e tals.
A colação foi linda, e eu me senti orgulhosa dele. Me senti feliz pelo meu amigo, que a partir de agora, já é um psicólogo! Eheheheheheheheheheh! Mais uma etapa vencida! Agora é só aguardar por uma vaga no mercado de trabalho.
Quando ele foi pegar o canudo, tocou uma música chamada "Deus do Impossível", do grupo Trazendo a Arca.
A letra é linda, e combina com tudo o que ele passou durante estes quase 6 anos de curso. Ele passou por muitas lutas. Teve que brigar para ter direito a ascessibilidade, teve que suportar a indiferença da maioria das pessoas, enfim, ele é um guerreiro. Assistir a formatura dele foi uma honra, e mais um insentivo para mim. Um dia eu também estarei lá em cima, recebendo meu diploma, me formando em psicóloga. Por mais que demore, por mais que pareça ser impossível, a minha vez vai chegar!
3. Comprei um celular novo. Ele é um E5 da Nokia, e já vem com o Tawks instalado, (Ele é um leitor de telas para celular, usado por deficientes visuais). Comprei de um amigo, e ele está novinho em folha! Já aprendi a mexer em tudo, é super simples. E é claro, já lotei ele de músicas! Adoro!
4. Graças a Deus agora eu tenho net de novo, eheheheheheheheheheheheh! Eu não aguentava mais de ansiedade, não suportava mais ficar sem falar com meus amigos, não suportava mais ficar atrasada com os e-mails.
Agora graças a Deus tudo está resolvido.
Muito feliz!
Deus, obrigada!
Logo mais eu volto!
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A nertvoltou.,
Ansiosa,
Carlos Alexandre,
Colação de Grau,
de Celular novo.,
Deus do Impossível,
Feliz,
Minha volta,
O mais novo psicólogo,
Trazendo a Arca
sexta-feira, 7 de março de 2014
Versículos para a minha, a tua, a nossa meditação.
Ois galera!!!! Bom, eu vou deixar abaixo, alguns versículos, e espero
que vocês gostem.
Beeeijos, e logo mais eu volto!!!!
NÚMEROS-CAPÍTULO-6
24 O Senhor te abençoe e te guarde;
25 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha
misericórdia de ti;
26 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
JÓ-CAPÍTULO-42
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos
pode ser impedido.
SALMOS-CAPÍTULO-37
3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te
alimentarás em segurança.
4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o
teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu
direito como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa
daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa
maus desígnios.
ECLESIASTES-CAPÍTULO-3
1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito
debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e
tempo de arrancar o que se plantou;
3 tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo
de edificar;
4 tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de
dançar;
5 tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de
abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo
de deitar fora;
7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e
tempo de falar;
8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de
paz.
JEREMIAS-CAPÍTULO-33
3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas
grandes e ocultas, que não sabes.
JOÃO-CAPÍTULO-14
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em
mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu
vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos
tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como
podemos saber o caminho?
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e
já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e
ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como
dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As
palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que
permanece em mim, é quem faz as suas obras.
11 Credes-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede
ao menos por causa das mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse
também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas;
porque eu vou para o Pai;
13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o
Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que
fique convosco para sempre.
17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode
receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque
ele habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me
vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e
eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que
me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me
manifestarei a ele.
22 Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor,
que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha
palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a
palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.
26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu
nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo
quanto eu vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o
mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me
amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é
maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando
acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste
mundo, e ele nada tem em mim;
31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que
o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
quinta-feira, 6 de março de 2014
A nova aula de violino, a Fafi, a espera do curso. Versículos da palavra do Senhor para nossas Vidas.
Oi gente!
Eu tenho várias coisas pra contar a vocês.
Nesse mais de um mês que eu fiquei sem postar, várias coisas aconteceram
na minha vida.
No dia 3 de Fevereiro, eu fui no salão de Beleza, e agora meus cabelos
estão ficando cacheados.
Mais eles estão super curtos.
Esse cabelo me lembra da minha infância.
Daí ele está crescendo né, e eu não vejo a hora que ele fique grande de
novo.
Ja me acostumei com ele grande.
No dia 12 de Fevereiro, eu fui a Fames, (Faculdade de Música do
Espírito Santo), ver se tinha aula de violino la.
Para minha tristeza não havia aulas de viollino para o curso de
iniciação musical.
Eu fiquei absurdamente decepcionada, e quase chorei la.
É que eu quero tanto fazer aula de violino.
O Alberto, que me deu algumas aulas ano passado, (ja falei dele aqui),
viajou para Israel, e decidiu ficar por la mesmo.
Aí eu fiquei a ver navios né.
Daí a moça da FAMES, pediu para que eu fosse até a bibliotca, para ler o
programa do CFM (Curso de Formação Musical), é uma prova que ocorre todo
fim de ano la.
Daí quando eu cheguei até a Biblioteca, o programa não estava em
Braille, estava em tinta.
E a minha irmã não sabe ler as notas musicais, nem nada dessas coisas
relacionadas a música.
Eu fiquei muito brava, e indignada.
Pois pelo que eu me lembro, na FAMES existe uma impressora Braille, então
por quê eles não imprimem os programas em Braille?
Sabe-se la.
Eu quase falei um monte pra bibliotecária, mais eu resolvi sair de la
antes que eu dissesse algo que eu pudesse me arrepender depois.
De la, eu resolvi ir na FAFI, (Escola de Dança Artes e Música).
Chegando la, eu logo perguntei se havia aulas de violino la, e pra minha
alegria, tem sim.
Depois de preenchermos uma ficha, ela me disse para estar indo la na
terça seguinte, para passar por uma avaliação.
Na terça, la estava eu, e eu até conheci um deficiente visual chamado de
Gilberto.
Ele é super legal, e nós conversamos muito.
O professor, que se chama Sérgio, me fez algumas perguntas sobre os meus
conhecimentos, e depois de responder tudo, ele disse que eu e o Beto ja
estávamos aprovados para sua aula.
Eu fiquei radiante!!!!
Ele é super legal, e eu senti que dessa vez tudo vai dar certo!
Eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh!!!!!
Eu mereço, né?
Eu ainda fiquei aguardando a minha irmã terminar de ser avaliada, pois
ela quer fazer aula de violão.
Conversei muito com o Beto, e eu lhe disse que procuraria ajudá-lo com o
Braille, pois ele é leigo nisso.
A minha primeira aula de violino foi no dia 27/02, e eu adorei.
O Sérgio nos avaliou, e eu fiquei super nervosa, pois ele estava la,
olhando tudo, e fazendo anotações em seu caderno.
Queria ter lido o que ele escreveu, mais não deu.
Ele tocou algumas músicas para nós, dentre as quais: "As Quatro
Estações", Vivaldi, "Viva La Vida", Coldplay, "Minueto em G Maior", de
Bach, "A Música da parte final do Balé, O Quebra Nozes", de
Tchaikovisky, etc.
Ficou show!!!!
Eu amei!!!!!
Ele disse que só começaremos nossa aula própriamente dita, no dia 20,
pois no dia 13 ele não vai estar em Vitória.
Vai estar tocando na Orquestra Phylarmônica de Belém, chique, né?
Daí o jeito vai ser eu esperar né.
_Falando do curso._.
Bom gente, eu comentei aqui sobre o curso que a Forts está oferecendo
juntamente com o Senaque, né?
Pois então, depois de esperar um parecer deles, a Maiara me ligou, no
dia 12/02, e marcou meus exames para a próxima segunda-feira.
Daí gente, eu fiquei na maior correria aqui pra conseguir um laudo
médico.
Está super difícil pra quem é Dv conseguir um laudo, principalmente na
rede pública.
Eu me desesperei, chorei até.
Mais daí, na segunda eu acordei mega cedo, e fui tirar sangue e medir a
pressão arterial.
A tarde, eu consegui pegar um laudo com a doutora Penha, e graças a Deus
deu tudo certo.
Aí eu fui la buscar os resultados dos exames, e respondi umas perguntas
la.
Daí na quarta, dia 19/02, eu levei tudo na empresa, e só estou
aguardando a resposta do Senaque, porquê a minha conta no banco eu ja
abri, e ja assinei o contrato.
Estou super ansiosa!!!!
Quero que este curso comece logo!
_Minha vida_.
Minha vida passou por algumas reviravoltas.
Houveram alguns dias que eu pensei em desistir de tudo.
As dificuldades pareceram serem grandes demais pra mim, mais graças a
Deus, ele me deu forças, e me deu a chance de poder comprovar que eu não
estarei sozinha, pois ele é comigo.
Ele firmou meus pés sobre a rocha, ele prometeu que me guardaria para
sempre.
Vou deixar aqui, alguns versículos para vocês:
SALMOS-CAPÍTULO-121
1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não
dormitará.
4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão
direita.
6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e
para sempre.
JEREMIAS-CAPÍTULO-29
11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz
o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma
esperança.
12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos
ouvirei.
13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o
vosso coração.
Quando eu penso que não tenho ninguém, que estou sozinha, eu me lembro
de todas estas promessas que o Senhor fez não só a mim, mas também a
você que lê este blog.
Por isso eu digo: Por mais que a luta esteja grande, por mais que as
tempestades da vida queiram te afogar, por mais que o mundo te jogue no
chão, deus vai sempre te levantar, e colocar você la em cima.
Grave esta certeza dentro do teu coração.
Um beijo gente, e qualquer coisa eu volto!
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Voltando ao blog. Meus últimos meses. Minhas apresentações. Palavras reconfortantes. Novo curso. De cabelos novos!!!
Oi gente!
Andei bem sumidinha do blog né, mais é a falta de rede em casa.
O ano ja começou, e ja faz tempo que eu não falo
exclusivamente de mim.
Desde o meu último post, as coisas andaram super diferentes por aqui.
Para não cansá-los, farei um breve resumo dos últimos acontecimentos.
Em Agosto eu fui vários dias para a casa da Alice, e desde então,
comecei a ir em um núcleo da igreja dela, que agora também é a minha
igreja, mais depois eu conto isso melhor.
A Sineá é a líder do núcleo, e juntamente com o Valcenir, seu marido, e
com seus filhos Débora e André, abrem as portas de sua casa, todas as
terças-feiras, para umas 17 pessoas.
Nós estudamos a palavra pregada, também temos algumas atividades
lúdicas, que são super divertidas, nos fazem ficarmos mais perto de
Deus, e conhecermos mais uns os outros.
Todos que fazem parte deste projeto, são pessoas excelentes, super
prestativos e solidários.
Em Setembro eu fiz 20 anos, e esta data me encheu de felicidade, pois se
não fosse por Deus, eu não estaria aqui.
No dia 15 de Setembro, teve um almoço na minha casa.
Minha mãe fez meu prato preferido, lasanha.
Tinha também musse de maracujá, que eu comi muito.
Em Setembro também teve o casamento da Dorinha e do Fernando.
Foi no dia 13, um dia antes do meu aniversário, e pelo que eu fiquei
sabendo, foi lindo!
Eles estão super bem juntos, e apesar dos problemas que tentam os
atingirem, o amor permanece sólido, sendo a força que os mantém de pé,
dia após dia.
Em Outubro, dos dias 7 ao dia 11, aconteceu a Semana da Pessoa com
Deficiência, aqui na Biblioteca Pública.
Nos 2 primeiros dias do evento, eu toquei violino.
No 2º dia, eu fui entrevistada, e a mesma, saiu no Diário Oficial do
Espírito Santo.
Eis a reportagem a seguir:
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Projeto Sinto e Produzo em Braille reúne clássicos da literatura
A atividade integra a programação da Semana Cultural e Esportiva do
Portador de Deficiência Física, instituída pela Lei Estadual nº 8.311,
de junho de 2006.
[] A estudante Fernanda Oliveira, de 20 anos, está se preparando para o
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no final deste mês,
e também para o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo
(Ufes). Ela não enxerga, contudo isso nunca a impediu de fazer o que
quisesse. Depois de cantar em coral, resolveu aprender a tocar violino e
vem se dedicando ao instrumento há três meses. Frequentadora assídua da
Biblioteca Pública do Espírito Santo, aonde vai quase diariamente, ela
participou do projeto Sinto e Produzo em Braille, realizado na tarde da
última terça-feira (08), no Setor Braille.
Para Fernanda, trata-se de uma ação muito importante, uma vez que
promove não apenas a inclusão das pessoas com deficiência, despertando
nelas sentimentos como pertencimento e autoestima, mas também
conscientiza a população em geral de que uma pessoa com deficiência não
é incapaz.
“Ser deficiente não é ser dependente. É superar limites. Não é por
termos nossas limitações que não podemos fazer o que qualquer outra
pessoa faz. E esta Semana mostra o quanto somos capazes. E é também uma
forma de chamar a atenção da sociedade contra o preconceito que
sofremosâ€, afirma a jovem estudante.
O encontro teve início por volta das 14 horas da terça-feira (08), e
Fernanda tocou um pouco de seu violino para o grupo. A atividade
consistiu na leitura de poesia, a partir de obras do acervo em Braille
da Biblioteca Pública do Espírito Santo. Os participantes selecionaram
os textos, leram, debateram e transcreveram alguns dos poemas em folhas
que, depois, formaram um varal de poesias. Obras de autores clássicos
como Luís de Camões, Bocage, Castro Alves e Manuel Bandeira foram
escolhidas por eles.
“Um dos objetivos dessa atividade é socializar e, ao mesmo tempo,
resgatar alguns dos usuários da biblioteca, que há tempos não
frequentavam o nosso espaço. Pessoas que nunca vieram à biblioteca
também estão participando do projeto. É uma forma de ampliarmos o
público, pois essas pessoas acabam convidando outras depoisâ€, diz
Rafaela Nichi, responsável pelo Setor Infantil e pela série de
atividades da Semana Cultural e Esportiva do Portador de Deficiência
Física.
INTERAÇÃO - Estudante de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá, Gislene
Andrade da Silva, de 21 anos, descobriu a biblioteca em 2009 e tornou-se
frequentadora do espaço, utilizando-o sobretudo para os estudos. Para
ela, a programação da Semana Cultural é muito importante. â€œÉ uma
oportunidade que temos de interagir e socializar. Uma atividade como
esta promove a inclusão em vários sentidos e nos permite ter mais
condições de participar de processos seletivos – na escola, no mercado
de trabalho, em qualquer lugarâ€, ressalta a estudante, que gosta de
poesia.
Alex Douglas Vicente, 38 anos, é cozinheiro aposentado e está entre os
antigos usuários da Biblioteca Pública que retornaram ao espaço devido à
Semana Cultural. “Eu já vim à biblioteca há alguns anos, mas não fui
frequentador assíduo. Está sendo uma experiência agradável, um momento
de descontração e lazer, com muita culturaâ€.
Toda a programação da Biblioteca Pública do Espírito Santo é realizada
em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio do
Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD), que fica no
bairro Segurança do Lar, na região de Goiabeiras, em Vitória.
PROGRAMAÇÃO - As atividades seguem até sexta-feira (11). Com o projeto
Nossa História em Quadrinhos, nesta quinta (10), os participantes
poderão contar suas histórias por meio da linguagem das histórias em
quadrinhos, com exemplos de superação, os desejos de mudança ou mesmo de
bullying sofrido por elas.
Na sexta (11), será exibido o longa-metragem “Colegasâ€. Escrito e
dirigido por Marcelo Galvão, a produção é uma divertida comédia que
aborda de forma inocente e poética as coisas simples da vida, a partir
do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema.
Na reportagem tem uma foto minha, tocando violino.
Estávamos neste dia eu, Alice, Carlos, Valkilene, Alex, Gislene entre
outros.
Eu sempre fui apaixonada por poesias né, então isso pra mim foi um prato
cheio.
Eu não pude ir no 3º dia do evento, devido a problemas pessoais.
Na quinta, dia 10, eu fui, e a Rafaela me ajudou a fazer uma história em
quadrinhos, pois esta era a proposta do dia.
No último dia, primeiro, nós tivemos a apresentação de um trio chamado
"Novo Tom", que cantaram algumas músicas, dentre as quais, "Boa Sorte",
Vanessa Damata, "Eu Te Devoro", Djavan, "I'M Yours", Jason Mras, e
fecharam com a música "Trem das Onze" de Adonirã Barbosa.
Foi show esse trio, eu amei a voz da vocalista.
Simplesmente linda e delicada.
Depois nós assistimos ao filme "Colegas", um grande sucesso.
Eu amei a história, que fala de 3 amigos com síndrome de Down, e que
possuem cada um um sonho.
Não vou contar aqui o fim do filme, mais garanto que vale apena
assistí-lo.
Depois eu ainda conversei com a Alice que apareceu na metade da
apresentação do trio.
No dia 13 do mesmo mês, eu deixei uma carta no chat do facebook pra
minha irmãzinha, porquê nós não nos vimos neste dia.
Em outubro eu fiz o ENEM mais uma vez, e foi bem complicado.
Durante os 2 dias de provas, eu fiquei com dor de estômago por causa do
nervosismo intenso que eu estava sentindo.
Eu tive duas ledoras, uma se chama Jéssica, e a outra eu não me lembro
do nome.
O fiscal foi o Fernando, e nós 4 conversamos muito.
Foi bom para aliviar a tenção.
No 1º dia como sempre, ocorreram as provas de humanas, física, química e
biologia.
Até que elas estavam relativamente fáceis.
Eu nem precisei usar o tempo adicional.
No 2º dia, as provas foram de Redação, cujo tema era sobre a Lei Seca,
depois era a língua estrangeira, no meu caso Espanhol, depois português
e por fim matemática.
A prova de matemática estava mais fácil do que eu pensava.
Eu acabei usando o tempo adicional por causa da redação.
No dia 29, a minha irmã fez sua defesa do TCC e o grupo dela ganhou 9,
eheheheheheheheheheheheh!!!
Em Novembro, vários acontecimentos se sucederam, e me deixaram
totalmente perdida.
Não poderei revelar aqui a natureza de tais acontecimentos, mais afirmo
a todos (as) que eu quase fui ao chão.
Um desespero tamanho tomou conta de mim.
Eu não sabia o que fazer, o que pensar, não sabia mais em quem confiar.
Eu acabei ficando na casa da Alice por vários dias.
Fiquei la, primeiro por causa do núcleo, e segundo porquê eu precisava
sair da minha casa, pelo menos por alguns dias.
No dia 9, a Dorinha me deixou o seguinte texto no facebook:
olha amor, apesar da distânsia e de tantas outras coisas, eu quero que você saiba que deus está no controle de tudo. por mais que as coisas paressam ser difíceis, na hora e no momento exato elas
serão resolvidas. você pode contar comigo pra tudo aquilo que precisar. você é a minha mana de coração, é uma menina que eu amo muito desde 2011. então não fica
assim não. e lembra sempre que tem os que criticam, mas tem os que te aplaudem. e eu faço parte deles. vibro mesmo em nome do teu sucesso. um beijão. não chora
não. e mesmo sem poder ver vc, lembra que eu sempre vou estar do seu lado.
Este texto foi por causa de uma conversa que tivemos no dia anterior, e
ela me ajudou e apoiou como sempre.
Essa minha irmã é fantástica!!
No dia 18, a Dorinha postou 2 textos pra mim no facebook.
Faço questão de deixá-los abaixo:
eu não saberia mais recomessar, se você não estivesse junto comigo. eu não saberia mais confiar, se você deixasse de existir. eu não saberia mais dialogar, se você
não tivesse me deixado falar em tantos momentos difíceis que eu já vivi. sabe, ultimamente eu ando tendo pouco tempo pra falar sobre a nossa amizade. mas queria
que você soubesse, que eu não me esqueço dos nossos dias, e acima de tudo isso, eu sempre me lembro de você. que mesmo estando a kilômetros de distânsia de mim
fisicamente, mora bem aqui dentro do meu coração. e isso vai além de qualquer coisa. a conversa que tivemos ontem, foi apenas um feedback para que você possa seguir
em frente. independente da sua decisão, saiba que vai poder contar comigo sempre. beijos. eu te amo.
de vez enquando, lágrimas dançam nos seus olhos. de vez enquando, as luzes do trem da vida se apagam. de vez enquando, as estrelas do céu, deixam de brilhar. +
saiba que mesmo quando as coisas parecem ser impossíveis, elas acontecem. porquê deus está no controle de tudo, e vai realizar todos os seus sonhos. entregue todos
eles em suas mãos, e confie. 2014 será o seu ano, e você vai triunfar. vai cursar a faculdade que espera, e vai conquistar a sua independência pessoal. confie nisso.
Eu respondi, e deixarei o mesmo abaixo:
É graças a você que hoje eu posso sorrir. É graças ao teu amor que eu
consegui me libertar de tantos medos do passado.
É graças as tuas palavras meigas e fortificantes, que eu consigo
acreditar na vida e em seus desígnios.
Nenhuma palavra que eu usar aqui vai ser capaz de descrever o quanto
você significa pra mim.
Nem as estrelas que brilham la fora são capazes de te dizer o quanto a
sua amizade é importante na minha vida.
Minha vida não está fácil, meus caminhos me parecem escuros, mais em
meio a tanta escuridão, uma luz surgiu em minha vida, você, que consegue
me acalmar com suas palavras.
Apesar da nossa diferença de idade, o que nos une é mais do que uma
simples amizade virtual, é mais do que a genética que aponta que não
temos nenhuma característica física parecida.
O que nos une se chama "amor", que atravessa as fronteiras estaduais,
que nos deixa próximas, mesmo estando há quilômetros de distância uma da
outra.
Muito obrigada pela nossa conversa de ontem, que deixou meu coração bem
mais tranquilo, que me fez perceber mais uma vez que enquanto você
existir eu jamais vou ficar sozinha.
Assim como eu sei que posso contar com você, conte comigo para todos os
momentos de tua vida.
Eu sempre estarei com você.
Nossa amizade o Senhor escreveu, nós somos prova do cuidado de Deus.
Eu te amo!
Um beijão.
A conversa que nós duas tivemos, me aliviou um monte.
Ela sim sabe o que me dizer.
Eu também tive uma longa conversa com a Sineá, e ela também soube me
compreender, embora tivesse algumas opiniões diversas das minhas.
O núcleo tem me ajudado e fortalecido muito, eu amo estar la, com todas
aquelas pessoas maravilhosas.
No fim de Novembro, um acontecimento triste abalou a vida do Carlos, e
nós 3 fomos para Itaguaçu.
La eu conheci seus primos Léo, Pryscilla, Aline, Júnior, dentre outros.
Eles são super legais, e nós nos divertimos e rimos muito também.
Apesar da tristeza pelo acontecido, foi divertido nos reunirmos la.
Como eu disse em linhas acima, agora eu sou da Igreja do Carlos, ou
seja, da Igreja Batista.
Na igreja em que eu estava antes, as pessoas tornaram-se frias,
distantes, e eu ja não mais sinto no meu coração o desejo de estar ali.
Em Dezembro, choveu torrencialmente no Espírito Santo, e várias famílias
ficaram desabrigadas, e várias pessoas perderam seus bens por conta das
chuvas.
Foi muito triste assistir a tudo isso nos jornais, e não poder fazer
nada para confortá-los, para livrá-los de tamanho sofrimento.
Durante este período eu estava na casa da Alice.
No dia 16 do mesmo mês, nós do núcleo fizemos uma confraternização.
Eu ganhei uma lata que é toda cor-de-rosa, e dentro haviam vários
cupcakes.
Amei!!!
Também comi muito, principalmente a lasanha, a torta de carne moída, o
escondidinho, a torta de chocolate, o Pettit Gateaut, e a torta de
morango.
Hum, estava tudo divino!
No dia 20 eu voltei pra casa, pois eu recebi um convite para tocar no
Centro de Referência.
E la fui eu.
Na van que foi me buscar, estava a Fabiana, que tem Down.
Nós conversamos muito, e ela tocou teclado.
Ao chegarmos ao local, a Mírian me colocou sentada ao lado do Tiago.
Ele ficou dv há pouco tempo, e ainda não se adaptou muito bem.
Nós conversamos muito, e eu lhe disse que o ajudaria em tudo o que me
fosse possível.
Eu sei como é estar na mesma situação que ele.
A gente se sente perdido.
Apesar de no meu caso não ter sido assim, porquê eu sou cega desde
sempre, eu conheço muitos cegos que ficaram cegos depois de ja terem
enxergado.
Depois eu conheci a Vanessa, que estava à minha esquerda.
Ela tem psoríase, que é uma doença da pele.
Nós conversamos e rimos muito juntas.
Ela é 6 anos mais velha do que eu.
Depois começaram as apresentações.
A primeira foi da primeira turma de percussão, não me lembro dos nomes
dos integrantes da mesma, além do da Tâmara, que eu ja conheço desde
2005, mais não vou muito com a cara dela.
Eles tocaram 3 músicas, mais eu só lembro do nome de uma, que é "Amor
Igual", do Cidade Negra.
Depois se apresentou a segunda turma, e eles também tocaram 3 músicas, e
uma delas foi a música "Nenhum Dia", do Djavan.
Depois o Juliano, um dos funcionários de la cantou uma música, que se
chama "A Paz", cantada pelo grupo Roupa Nova.
A letra é simplesmente linda!
Ele canta muito bem, eu adorei!
Depois quem foi se apresentar fui eu, e uma coisa eu te falo, estava
super nervosa, uma pilha mesmo.
E pra piorar tudo, o violino parece que resolveu dar pau justo na hora
que eu precisava dele.
As cordas não conseguiam produzir nenhum som audível, e eu fiquei muito
estressada, quase chorei de tão nervosa que eu fiquei.
Mais depois de inúmeras tentativas, finalmente eu consegui tocar, e
ainda toquei duas vezes, pois da primeira não ficou boa.
Eu sei que fui perfeccionista, mais eu queria que tudo saísse perfeito,
se é que da pra isso acontecer.
Depois eu tive uma surpresa.
A Fabiana disse que queria me fazer uma surpresa, mais eu nem imaginava
o que poderia ser.
Ela falou em auto e bom som para todos os presentes, que me daria um
teclado, pois ela se emocionou quando eu disse no carro, que meu sonho
era aprender teclado, e que eu tinha feito uma aula, mais havia
desistido por não ter o instrumento.
Nossa, quando ela acabou de falar aquilo, eu fiquei sem ação, fiquei
chocada mesmo, de boca aberta.
Eu não consegui fazer mais nada, e olha que o pessoal pediu para que eu
tocasse mais uma vez.
Eu disse que tocaria para fechar o evento, mais que naquela hora eu
precisava ficar sentada um pouco, para me recuperar das fortes emoções
vividas.
Eu fui me sentar, e eu comi um pedaço de bolo de chocolate, que estava
mais do que perfeito, eu amei, lógico.
Depois a Márcia, (acho que é esse o nome dela) me deu um presente que
ela tinha feito, para todos que tocamos la.
O presente é uma toalinha branca, que tem o desenho de uma flor.
Adorei o presente!
Depois outras apresentações se seguiram, e a Mírian foi falar, e contou
uma história sobre o abraço, e pediu para que todos nos abraçássemos, e
eu abracei a alguns, pois abraçar a todos seria meio que impossível,
pois eu não sei andar ali direito não.
Eu abracei a Luciana, a Fabiana, abracei a Thaís, que é cadeirante,
depois eu abracei o Thiago, e pra ser sincera me deu um pouco de
vergonha de abraçar ele, sei-la porquê.
Ele é muito alto, eu fiquei anã perto dele.
Depois os funcionários de la foram falar, e eu fiquei do lado da Mírian,
pois eu logo tocaria de novo.
Eu toquei realmente, e dessa vez ficou bem melhor, eu gostei.
Não ficou 100% mais ficou ok.
Assim que nós deixamos o local, fomos conversando na van, e o Tiago e a
mãe dele também estavam por ali.
Quando eles me deixaram perto de casa, eu fui com a minha irmã comprar o
meu presente de Natal, dado pela minha mãe.
Eu ganhei um vestido lindo, bege, todo rendado, me apaixonei por ele.
E ganhei um tamanco pra combinar.
No Natal só estávamos em casa eu, minha mãe, meus irmãos, meu tio e uma
amiga da família.
Mas antes da meia-noite eu ja estava dormindo.
Para falar a verdade, eu não estava com clima pra festa.
No ano-novo foi a mesma coisa.
Antes da meia-noite chegar, eu ja estava dormindo.
Esse mês aconteceram algumas coisas super legais.
Bom, eu me inscrevi no SiSu e no Prouni, mais não deu em nada.
Dessa vez eu fiquei com 539 pontos no ENEM, o que eu achei excelente.
Fiz muito mais pontos do que nos anos anteriores.
É claro que eu fiquei chateada por não ter conseguido passar, mais que
eu posso fazer?
O jeito agora é esperar.
_Algumas novidades._
Há umas duas semanas atrás, eu, Carlos e Alice fomos até a Forts
Engenharia, pois eles junto com o Senai vão dar um curso de auxiliar
administrativo pra deficiente.
O curso começará em março, e serão 15 alunos por turma.
Pelo que eles falaram, vai ser muito interessante, vamos ver na prática.
Eles vão dar meio salário mínimo e mais vale transporte como auxílio.
Não vejo a hora de fazer ele sabe.
Esse ano eu quero dar uma guinada de 360 graus na minha vida.
Na segunda-feira eu vou mudar de visual.
Eu disse aqui no ano passado, que meus cabelos estavam caindo muito.
Daí eles ficaram horríveis, um lado tem mais cabelo que o outro.
Daí eu resolvi voltar às minhas origens.
Vou deixar meu cabelo cacheado em vez de liso.
Vai ser melhor, e assim eles se fortalecerão.
Na segunda-feira dia 27, completou um ano do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Eu escrevi um texto sobre o tema, mais ele está no meu diário, por isto só o deixarei aqui no meu próximo post.
Bom gente, qualquer coisa eu prometo que volto aqui pra contar.
Beijos para todos e fiquem com Deus.
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